Castañares



Cirurgia de Castañares

 

A elevação de sobrancelhas foi descrita pelo Dr. Castañares no início dos anos 60. Por isso a conhecida técnica ganhou seu nome. Consiste na retirada de uma pequena faixa de pele logo acima das sobrancelhas,elevando sua parte mais externa. É feita em consultório com anestesia local após avaliação médica do grau de flacidez do supercílio.São dados pontos discretíssimos que são retirados depois de 3 a 5 dias para não deixar suas marcas.

A cirurgia de Castanhares é uma forma muito simples de elevação das sobrancelhas suavizando aquele olhar “caído, pesado ou triste” como retratam os pacientes.

Isoladamente, dá um aspecto de rejuvenescimento facial e ajuda a reduzir o aspecto de cansaço dos olhos.

A ptose (queda das sobrancelhas) é uma das principais queixas durante as consultas da estética; acontece geralmente após os 45 anos quando a parte mais lateral ou cauda dos supercílios cede por ação da gravidade, provocando assim um acúmulo de pele sobre as pálpebras superiores e que muitas vezes chega a cobrir os cílios; a queixa mais comum além do aspecto envelhecido da região orbitária é a dificuldade em abrir os olhos e uma diminuição da abertura palpebral provocando um aspecto estético desagradável diferente daquele contorno normal da juventude.

Existem inúmeros procedimentos e técnicas cirúrgicas descritos para a elevação do supercílio (brow lift). Desde 1919, quando foi publicada a primeira técnica utilizando excisões elípticas das regiões frontal e temporal, até os dias de hoje, os procedimentos sofreram importantes avanços, principalmente com a introdução do uso do endoscópio nas últimas décadas.

A correção da falta dos pelos nas sobrancelhas é feita com micro enxertos do couro cabeludo, folículos de um fio e que são enxertados nesta área; o único inconveniente da técnica é que por se tratar de cabelos e não de pelos os fios crescem por 2 anos sem cair ficando excessivamente longos se não cuidadosamente aparados cada 2 meses.

Uma outra alternativa tem sido a dermopigmentação (já citado em outro artigo) ou a maquiagem permanente com resultados maravilhosos, quando realizado por profissional gabaritado. Estes dois últimos procedimentos podem ser feitos após a realização da cirurgia de castañares e se completam.

Existem inúmeros procedimentos e técnicas cirúrgicas descritos para a elevação do supercílio (brow lift). Desde 1919, quando foi publicada a primeira técnica utilizando excisões elípticas das regiões frontal e temporal, até os dias de hoje, os procedimentos sofreram importantes avanços, principalmente com a introdução do uso do endoscópio nas últimas décadas.




Mini Castañares e Castañares

É utilizada para tratamento da queda de sobrancelha ou em casos de assimetria do arco da sobrancelha.

A técnica: A técnica de castanhares (ou castañares) foi primeiramente descrita por seu criador, o cirurgião plástico Salvador Castañares em 1964 e consiste em uma retirada de fuso de pele rente à parte superior dos supercílios, com maior retirada na região lateral, que causa um efeito de elevação maior da cauda dos supercílios. Os resultados da técnica de castanhares sempre foram indiscutivelmente excelentes, com a única reticência baseada na cicatriz que podia ficar aparente, especialmente na parte medial (mais central) das sobrancelhas. O problema da cicatriz aparente pode ser minimizado quando utilizamos a técnica de suspensão apenas da cauda dos supercílios com a técnica que denominamos de Mini castanhares, onde a retirada de pele é realizada somente na parte lateral dos supercílios, deixando dessa forma menos cicatrizes e resolvendo o principal, que é a suspensão da parte lateral das sobrancelhas.

É realizada sem internação, sob anestesia local e/ou com sedação. Pode ser associada a outros procedimentos como a blefaroplastia, outros liftings, o laser, a bioplastia e outros.

Vantagens do mini castanhares para suspensão dos supercílios:

Desvantagens do mini castañares

A cicatriz pode ficar aparente e é um ponto a ser discutido com exaustão com o paciente.

Pré-operatório para cirurgia de Castanhares

O paciente deverá ser submetido a um exame minucioso, para ver a real necessidade de cirurgia, devera também discutir com seu médico a possibilidade de uma cicatriz inestética. O paciente deverá ser submetido a exames pré-operatórios. O uso de antibióticos se faz necessário e alguns casos.

Duração da cirurgia de Castanhares

60 minutos aproximadamente.

Anestesia para cirurgia de Castanhares

Local ou com sedação.

Tempo de internação para cirurgia de Castanhares

Day hospital, ou seja, assim que puder paciente é orientado e liberado para casa.

Retirada de pontos da cirurgia de Castanhares

Deverá acontecer de 7 a 10 dias.

Volta às atividades após a cirurgia de Castanhares

Desde que o paciente não se incomode de ser visto com pontos de suturas no local, poderá voltar as atividades o mais breve possível (3 a 4 dias) ou após a retirada dos pontos.

Após a cirurgia de Castanhares

Como qualquer procedimento cirúrgico, o paciente deverá manter-se em repouso no primeiro dia, realizar compressas geladas e ficar longe do sol e do calor. Deverá evitar banhos quentes demais.