Celulite

O que é a Celulite?

Adipose edematosa ou Lipodistrofia ginoide é caracterizada por irregularidades naturais da pele causadas pelo modo que a gordura e o tecido fibroso se organizam. É encontrando-se usualmente nas nádegas e partes posteriores das coxas.

As ondulações da pele, são descritas com aspecto de "casca de laranja" ou de ricota. Embora alvo da indústria da estética e da preocupação de muitas mulheres a celulite não se caracteriza uma doença, sendo uma forma natural de o organismo armazenar gordura superficial. Faz-se presente no corpo da grande maioria das mulheres, até 90% tem celulite em algum momento da vida, sendo comum mesmo em mulheres magras e jovens. É menos comum em homens, mas pode afetar até 10% deles em algum momento da vida.

Trata se de um processo inflamatório que envolve o tecido gorduroso provocando edema (inchaço) e o aspecto ondulado com comportamento progressivo de piora. A genética e a má circulação garantem o aparecimento da Celulite. Outros fatores relevantes são pílulas anticoncepcionais orais, injetáveis, terapia hormonal estrogênica, ganho de peso rápido , hipotireoidismo, sedentarismo e dieta inadequada (rica em gorduras).

Libertar-se da celulite, para uma mulher significa que ela se reconhece como um objeto desejável, seja reconquistar seu companheiro, estar satisfeita com as roupas da moda ou ir a praia ou clube sem nenhuma vergonha. Os fatores predisponentes que causam a celulite são vários dentre eles temos: os genéticos, sexuais e hormonais. Já como fatores desencadeantes, temos: emocionais, hábitos alimentares, hábitos tóxicos (café e fumo), hábitos posturais, sedentarismo, alteração postural, compressão interna, patologias de base e infecções subclínicas.