Lifting facial



Cirurgia para Lifting facial

 

A cirurgia facial visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas, sulcos, etc., dando assim um rejuvenescimento à face. As cicatrizes, entretanto, serão permanentes, apesar de irem se tornando cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo. Enquanto isto não ocorre, recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados disfarçam perfeitamente o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes. Além disso, cada paciente comporta-se diferentemente de outro, em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, em certos casos, tornar-se praticamente invisível. Apesar desta advertência prévia, muitos pacientes costumam esquecer-se dos detalhes que são transmitidos durante a consulta inicial e passam a preocupar-se excessivamente com a presença das cicatrizes, no período pós-operatório.

No processo de envelhecimento da pele, algumas pessoas que tem a pele mais fina evoluem para a formação de rugas finas, outras pessoas, geralmente com a pele mais espessa, evoluem com flacidez da pele e do músculo adjacente. Com o passar do tempo, ambas, as de pele mais espessa e de pele mais fina podem apresentar flacidez muscular e excesso de pele e rugas.

A medicina estética e a cosmetologia têm muitas opções de controle das rugas faciais como os cremes e principalmente com a toxina botulínica, os preenchimentos, e os lasers que vem obtendo a preferência de médicos e pacientes. Entretanto, uma manifestação do envelhecimento facial ainda não possui um resultado plenamente satisfatório com medidas clínicas que é a flacidez da pele e da musculatura do pescoço e da face.




Detalhes da cirurgia



Embora a Bioplastia possa ser aplicada em casos mais leves, e também os peelings profundos encontrem utilização, para essa condição a cirurgia de lifting facial continua sendo amplamente utilizada, e a que melhores resultados oferecem.

Quando o paciente não quer realizar os procedimentos menos invasivos ou quando estes procedimentos já não são indicados para flacidez, ou seja, quando a cirurgia é necessária, podemos fazê-lo de maneira minimamente invasiva também. Esta cirurgia pode ser feita no terço facial comprometido do paciente e com resultados muito satisfatórios. Veja a divisão a seguir.

Lifting Facial

O Lifting da Face Completo é utilizado para corrigir a flacidez de pele, tanto da face como do pescoço. É o procedimento que apresenta os melhores resultados para tratar esta condição.

Flacidez da pele do pescoço, queda da pele sob a mandíbula, sulcos profundos do nariz até a boca, formação de um triângulo de flacidez na maçã do rosto, flacidez da pele da face, são indicações para o peeling facial completo.

Lifting da Testa

Rugas da testa e queda da sobrancelha são indicações para o Lifting da testa

O Lifting da testa é utilizado para tratar as rugas da testa e elevar a sobrancelha. Tem sido reservado para os casos mais avançados, porque a toxina botulínica tem apresentado resultados muito bons para os casos mais leves, inclusive se obtendo um pequeno efeito Lifting, o Lifting com Botox.

Lifting Manequin

Os supercílios a sobrancelha, também chamado de Lifting Manequin, podem ser também tratados com uma técnica mais simples, a retirada de um fuso de pele, sobre o supercílio, através de uma incisão realizada na borda dos pelos que corrige esta alteração. A cicatriz, por ser próxima aos pelos fica bem disfarçada. O resultado é bom, e pode acompanhar a cirurgia de Blefaroplastia.

Pós-operatório do lifting

Equimoses (manchas roxas) e edema, desaparecerem em 5 a 7 dias. Dor é rara e analgésicos comuns resolvem. Fundamental não coçar e nem esfregar os olhos. Fazer compressas geladas a cada 30 min. nos primeiros dias ajudam a diminuir o inchaço. Não tomar banho sol.

Uma vez indicado estes procedimentos, procuraremos passar com clareza todas as questões envolvidas neste tipo de procedimento. Colocamos com clareza todas as vantagens e riscos envolvidos com o procedimento. A noção do que seja risco é importante. Ter risco, não significa que um problema vai ocorrer com certeza, e sim que pode ocorrer em um pequeno número de situações, que com cuidado e atenção do médico e do paciente pode ser diminuído a números muito baixos. Ter esta noção exata controla emoções e mitos dando segurança no ato médico, para o paciente e para o cirurgião. Entretanto o conhecimento de todos os envolvimentos de cada ato cirúrgico, deve não trazer medo e sim segurança no que vai ser feito.

Idade ideal para o lifting

A idade ideal para o Lifting da face é uma idade um pouco mais avançada, entre os 40 e os 65 anos, quando existem alterações importantes na flacidez da pele e que não podem ser resolvidas por medidas clínicas e não cirúrgicas. A pele deve estar em bom estado, com boa elasticidade, e a flacidez ser nítida (por isso é importante tratarmos os pacientes antes e prepará-lo para a cirurgia).


Clínica para a cirurgia de lifting

Geralmente a cirurgia de mini lifting facial e da testa ou de supercílio, é realizada em regime ambulatorial, o que significa que a internação não é necessária. Utilizamos um Day Hospital, que é uma clínica com todos os equipamentos necessários para o bom resultado com a necessária segurança para o procedimento. O Day Hospital é um local tranquilo, onde cirurgias semelhantes são realizadas. Para pacientes que apresentam problemas mais graves de saúde, mais idosos ou em procedimentos maiores, opcionalmente pode se escolher um hospital geral.

Anestesia para a cirurgia de lifting

O lifting da face pode ser executado sob anestesia local e ou sedação ou anestesia geral, depende da extensão do procedimento e nas preferências do paciente e do cirurgião.

Com anestesia local, você normalmente será ligeiramente sedado, e a sua face será anestesiada, estará acordado durante a cirurgia, mas relaxado e insensível a dor. Com anestesia geral, você dormirá durante a operação. Nas duas técnicas é necessária a presença do anestesista.

O ato cirúrgico do lifting

Realizado com incisões mínimas ao ponto de tratar somente a área de incomodo, em si demora aproximadamente 1h para cada região a ser tratada. As incisões são feitas na região anterior e posterior da orelha continuando-se dentro do couro cabeludo. Através delas a pele é descolada superficialmente e tratamos o tecido imediatamente abaixo o tracionando. O excesso de pele então é removido. Desta maneira tratamos a face e o pescoço. É uma cirurgia que requer muita atenção e cuidado por parte do cirurgião.

No mini lifting facial, a incisão inicia-se por dentro da faixa de cabelo, acima da orelha, estendendo para baixo e contornando toda a parte anterior da orelha (este é o mini lifting facial). Se a incisão se estende para a região posterior, até o terço médio do pavilhão auricular, quando entra novamente pela região do cabelo já chamamos de lifting facial completo. Através desta incisão excessos de pele são retirados. As incisões que utilizam os cabelos e a orelha como locais de disfarce são bem aceitáveis, ficando pouco aparentes.

No lifting da testa, a incisão é feita no alto da testa ou na lateral para se tenha uma elevação da cauda das sobrancelhas, depende da área a ser tratada. Faz-se uma dissecção deste local e a pele é estirada, retirado excessos e a sutura é feita na região coberta pelos cabelos, onde fica disfarçada.




Pós cirurgia

Depois do procedimento de lifting

Depois da cirurgia, durante as primeiras vinte e quatro horas seu rosto estará inchado, porém com as técnicas delicadas de hoje podemos prevenir este edema e pode haver dor. Estes incômodos são controlados por medicamentos prescritos pelo cirurgião. Planeje repouso em casa nos primeiros dias, com a cabeça mais erguida.

Edema e equimoses podem estar presentes, e certa anestesia e sensação de dureza da pele também. Os curativos são removidos de 1 a 5 dias.

Podem ocorrer hematomas, e problemas de cicatrização principalmente em fumantes. Pequena lesão em nervos, que geralmente recuperam bem, também pode ocorrer, infecção e reação a anestesia estão entre os problemas possíveis (você pode diminuir estes riscos, seguindo as orientações do cirurgião).

Retirada de pontos da cirurgia de lifting

Os pontos são removidos de 5 a 7 dias

Algumas recomendações pós cirúrgicas do lifting

Cicatrizes da cirurgia de lifting

As cicatrizes normalmente não são muito perceptíveis, mas existem. O cirurgião tem o cuidado de escondê-las próximas das orelhas e em regiões que podem ser disfarçadas pelo cabelo.

As cicatrizes das regiões anteriores e posteriores da orelha tendem a ficar imperceptíveis com o tempo. Outras ficam escondidas pelo cabelo. A cicatrização é um processo gradual e lento. Algum inchaço leve pode estar presente durante algum tempo. Os resultados finais do lifting podem não estar aparentes durante certo tempo.