A famosa “papada” é um problema comum tanto em homens quanto em mulheres e é um dos primeiros sinais da idade. Isso porque com a perda do colágeno as estruturas superiores, como a gordura da bochecha e do contorno do rosto, tendem a cair. Além desse fator, existem ainda pessoas que, por herança genética, têm uma predisposição maior para acumular gordura nessa região, formando o tão temido “queixo duplo”. Para os dois casos já existem soluções bem eficazes e simples. Se a pessoa for jovem e possuir uma pele com elasticidade suficiente para voltar a aderir à musculatura, a solução pode ser uma lipoaspiração. A incisão é feita abaixo do queixo para que a gordura seja aspirada.
A medicina estética e a cosmetologia têm muitas opções de controle das rugas faciais como os cremes e principalmente com a toxina botulínica, os preenchimentos, e os lasers que vem obtendo a preferência de médicos e pacientes. Entretanto, uma manifestação do envelhecimento facial ainda não possui um resultado plenamente satisfatório com medidas clínicas que é a flacidez da pele e da musculatura do pescoço e da face.
Pode-se ainda aproveitar a gordura retirada para implantar no sulco naso geniano ou bigode chinês (lipo-enxertia: procedimento pouco pensado hoje em dia e com resultados excelentes).