Manchas de pele

Tratamentos para Melasma

O melasma aparece pelo aumento na produção da melanina na pele, fazendo surgir manchas acastanhadas que podem ser simétricas quando no rosto Quando essas manchas aparecem na gravidez, dá-se o nome de Cloasma.

Causas – A causa do melasma, tem como destaque o fator genético, também por alterações hormonais como no caso da gravidez, e pelo uso de anticoncepcionais e alguns outros hormônios e medicamentos. Mas para a formação dessas manchas, além das causas acima, é necessário a exposição solar . O melasma pode ser superficial, profundo ou misto, e quanto mais profundo for, mais difícil será o seu tratamento.

Tratamento - não existe tratamento milagroso para melasma, por tanto um clareamento gradativo ainda é a melhor opção .

Pode-se usar peelings químicos no consultório medico associado a cremes de uso domiciliar a base de tretinoina, hidroquinona e cortisona, que sempre devem ser prescritos pelo medico em concentração adequada para cada paciente. Laser também é uma poderosa arma terapêutica para o tratamento do melasma, sendo que, para cada caso individualizado , e o número de sessões vai depender da profundidade e resposta ao tratamento. Tratamento via oral deve ser feito com o uso de comprimidos antioxidantes a base de vitaminas C e E, também o uso de picnogenol tem sido prescrito com bons resultados. Sempre lembrando que o tempo de uso e dosagem dessas substancias devem ser prescritas e acompanhadas pelo médico dermatologista.

Prevenção – A principal prevenção e evitar se expor ao sol, e se o fizer, o uso de filtro solar e mandatório, sendo o FPF30 ou mais, usando pela manhã antes de sair de casa, e reaplicando pelo menos mais duas vezes durante o dia. Não se esquecendo, que quando for à praia ou piscina, este deve ser aplicado pelo menos de 2/2 horas, e reaplicar sempre que sair da água.