Rugas



Toxina Botulínica

 

As rugas , manchas e lesões pigmentadas aparecem. O problema é que a exposição ao sol na infância, adolescência e fase adulta tem efeito cumulativo e os danos aparecerão a medida os anos passam; as expressões deixam marcas na pele – que podem ser as chamadas linhas de expressão ou até rugas mais profundas. Por esta razão , o uso de FPS (protetor solar) deve ser diário, mesmo quando não expostos diretamente aos raios solares. A orientação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é que façamos de 2 a 3 x dia e o fator 30 é recomendável.

Classificamos as rugas em 2 tipos : estáticas (que quando em repouso estão aparentes) e dinâmicas (surgem ao movimento). As primeiras podem aparecer nos locais de movimento (secundárias ao movimento) mas em geral, seu tratamento é diferente das rugas dinâmicas.

Rugas estáticas exigem técnicas de rejuvenescimento com laser, preenchimentos, bioestimuladores de colágeno, ultrassom microfocado , eletroderme e etc. As rugas dinâmicas são tratadas quase que exclusivamente pela toxina botulínica (Botox, Dysport, Botulift,) que bloqueia os movimentos musculares temporariamente o que conferirá ao paciente uma pele mais lisa e aparência jovem .