(11) 3083-3000
(11) 94795-5785

Torne-se mais Saudável com o Atleticogenômica

Como se tornar mais saudável e apto para praticar atividade esportiva através do Atleticogenômica

O Atleticogenômica trata-se do estudo do Genoma (genes do paciente/atleta) que determina pelo sequenciamento, qual a melhor performance que o atleta, de elite ou não, poderá alcançar. Assim , nos permite identificar, por exemplo, se a pessoa teria melhores resultados para exercícios de força ou de resistência, de velocidade e o tipo de dieta mais adequada. Segundo o Dr. Anderson Zei, que é especialista em Medicina do Esporte, este exame pode auxiliar na escolha de uma modalidade baseada na estrutura genética de cada individuo, por exemplo, uma pessoa que alcançará ao final do crescimento um perfil de baixa estatura poderá ser direcionada à ginastica olímpica e não ao basquete, vôlei, entre outros esportes.

Existem atividades e exercícios que são mais indicados para um tipo de pessoa do que para outra, o Dr. Anderson acredita que, baseado neste estudo uma equipe multidisciplinar como educador físico, treinador, nutricionista e médico buscam “aperfeiçoar” aquilo que a genética já favorece como ocorreu com o grande atleta Olímpico Usain Bolt ; pela escoliose intensa não permitia seu melhor desempenho e isto corrigido pelo fortalecimento muscular tornou se o grande campeão que hoje se apresenta.

Os genes não podem limitar seu condicionamento físico, segundo o Dr. Zei, os genes podem ser influenciados pelo meio, mas em se tratando de campeonatos mundiais e ou olímpicos , aqueles atletas que possuem genética favorável , bom treinamento, alimentação e adequado acompanhamento terão melhores resultados. Ou até mesmo quem nunca praticou esporte, pode fazer este exame com um profissional para determinar o seu novo estilo de vida, tornando a vida mais saudável para quem busca no Esporte, também uma forma de fugir do stress diário.

Dr. Anderson Zei
Especialista em Medicina Esportiva